Quando voltou a disputar o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em 2015, Régis Boessio assumiu a missão de buscar competitividade pilotando um caminhão Volvo, mesmo ciente da necessidade de que, para as circunstâncias de competição da categoria, os caminhões da marca teriam de ser submetidos a um trabalho árduo de desenvolvimento. Foi a busca por competitividade que levou o piloto gaúcho a uma mudança de estratégia.
A partir da quinta etapa da temporada, que será disputada domingo (12) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, a Boessio Competições estará no grid da Fórmula Truck consolidando uma fusão técnica com a Clay Truck Racing, equipe paranaense coordenada pelo piloto João Maistro, e que também utiliza caminhão Volvo. “Fechamos a parceria a título de cooperação de desenvolvimento dos dois caminhões”, resume Boessio.
O caminhão número 83 da Boessio Competições, que exibe as cores e logos de Suspentech, Rodrigotto, BorgWarner e Aesa Molas, passa a absorver o trabalho de revisão e preparação em Maringá, na sede da Clay Truck Racing. “Os integrantes da nossa equipe vão passar uma semana por mês trabalhando diretamente com o pessoal do Maistro na sede deles. Com isso, vamos reduzir o tempo de amadurecimento e evolução dos caminhões”, acredita.
A parceria entre Boessio e Maistro não é inédita. “Já havíamos feito esse intercâmbio em 2008, quando nós dois corríamos de Volvo. O João é um ótimo profissional, um sujeito que tem minha especial simpatia, e também um ótimo conhecedor do Volvo, tem muita experiência com a marca. Corri de Mercedes-Benz por alguns anos e isso nos rendeu uma boa dose de conhecimento em outras questões, que serão bastante úteis agora”, diz o gaúcho.
A etapa goiana vai marcar o início da parceria entre as duas equipes. “O pessoal da Boessio Competições teve pouco tempo para trabalhar sob o novo sistema, foi uma parceria que discutimos e definimos durante a etapa passada no Velopark, mas tenho bons motivos para esperar que haja reflexos já nessa prova em Goiânia”, pondera Boessio. “Acredito que teremos uma boa condição de terminar a corrida entre os dez primeiros colocados”, ele estipula.
Passadas quatro das dez etapas que compõem o calendário da F-Truck, Boessio está em 19º lugar na classificação do campeonato. Em duas etapas, as de Caruaru e Londrina, avançou ao Top Qualifying classificatório – obteve o sétimo lugar no grid de ambas. Nas demais, em Campo Grande e Velopark, foi 13º no grid. Na corrida de 14 de junho, no Velopark, conseguiu levar o Volvo ao fim da corrida pela primeira vez no ano, terminando em 13º.
FÓRMULA TRUCK – TEMPORADA DE 2015
(Classificação do campeonato após 4 de 10 corridas)
1º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 150
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 144
3º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 136
4º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 126
5º) André Marques (SP/MAN), RM Competições, 104
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 100
7º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), Copacol Truck Racing, 93
8º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 90
9º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Lucar Motorsports, 87
10º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 84
11º) David Muffato (PR/Scania), Muffatão, 71
11º) Rogério Castro (GO/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 71
13º) Gustavo Magnabosco (SC/Scania), Corinthians Motorsport, 69
14º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 58
15º) Débora Rodrigues (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 52
16º) Alex Fabiano (SP/Volvo), Clay Truck Racing, 50
17º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 47
18º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 35
19º) Gabriel Correa (GO/Ford), Original Reis Competições, 27
19º) Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições/Clay Truck Racing, 27
19º) Roberval Andrade (SP/Scania), Corinthians Motorsport, 27.
—————————————————-
Texto: Luc Monteiro – Grelak Comunicação – (45) 3037-6667
Imagens: Orlei Silva